Organização na cozinha
Imagem

​Organização é sinônimo de economia

Eu nunca fui uma pessoa super organizada, muito pelo contrário. Até tinha meus dias de organização implacável, mas logo depois tudo voltava como antes, pois eu não costumava exercer aquela máxima “tirou, guardou; abriu, fechou” e por aí vai.

O fato é que os anos vão passando e felizmente vamos evoluindo, adotando hábitos novos e percebendo como eles fazem diferença no dia-a-dia. É por esse motivo que hoje, sendo uma pessoa mais exigente com o lugar de cada coisa, eu acredito que organização é, sim, sinônimo de economia.

Estou falando aqui de uma economia intangível, pois o que você estará economizando será o tempo e ele pode valer muito ou pode valer pouco, tudo depende de você. Na maioria dos casos, esse valor incalculável do tempo é a grande diferença entre o nosso sucesso ou a nossa frustração.

>Estou a falar aqui da organização de uma maneira ampla. Depois poderemos setorizá-la, falar da organização financeira, da casa, das tarefas, dos planos e tudo o que poderá facilitar a sua vida e sua rotina. Mas vamos começar com um exemplo bem caseiro, já que, quando você não tem alguém à sua disposição para colocar tudo no lugar e limpar a casa, as tarefas domésticas são todas suas. Ou você faz, ou você faz. Leia-se: você e todos os membros da família. Afinal de contas, quem disse que as tarefas da casa são responsabilidade apenas da mulher? Me criei com meu pai fazendo de tudo em casa juntamente com minha mãe e esse foi um grande exemplo para mim e meus irmãos, mas essa é uma outra história.

Organização no dia-a-dia da casa

Pense comigo: você precisa fazer um bolo de chocolate de última hora. Esse simples ato poderá levar mais ou menos tempo, te estressar menos ou mais, e deixar você mais feliz ou menos. Você se prepara para fazer o bolo, no entanto o açúcar está de um lado do armário, o chocolate de outro, o fermento em outro armário e os granulados (que você usa tão pouco!) estão fora da cozinha, em outro cômodo da casa.

OK, você reúne todos os ingredientes e começa os trabalhos. Então, você lembra que precisa utilizar medidores, porque a receita é nova e tudo está em gramas e você sabe que uma xícara de leite é bem diferente do peso de uma xícara de farinha, não é mesmo? Mas até aí tudo bem, pois você está acostumada (o) a sair “catando” as coisas pela casa, afinal sempre foi assim.  Agora imagine se você tivesse todos os ingredientes básicos para um bolo e todos os utensílios em um só lugar, todos juntos e ao alcance das mãos? Ufa, não seria tão mais fácil e muito mais rápido?

Falo por experiência própria. É libertador abrir o armário, puxar uma caixa e encontrar ali quase tudo o que eu preciso para a confeitaria. Essa foi uma das mudanças em minha cozinha, desde que li sobre organizar sua casa por setores. Dê um lugar para cada coisa e eu tenho certeza, absoluta, que no final de um ano a sua economia de tempo será gigantesca, apesar de impossível de mensurar.

Ser capaz de gerir o próprio tempo é ser capaz de ter domínio sobre o seu presente e ter mais tranquilidade sobre o seu futuro. Pense nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *